Estudantes de graduação levaram os três primeiros lugares na terceira edição do torneio. Número de inscritos foi recorde
Nair Rabelo
Álvaro Bragança e Marcus Guilherme Cruz ingressaram no curso de Ciências Contábeis no primeiro semestre de 2015. Ricardo Monteiro entrou no segundo semestre de 2017, mas foi aluno especial do curso no 2º/2016 e no 1º/2017. Álvaro pensava em cursar Economia. Marcus também cogitou a possibilidade, além de Engenharia Ambiental. Na dúvida, ambos escolheram a área da contabilidade. Dois anos depois, os colegas formam, junto com Ricardo, o pódio da terceira edição da Olimpíada Brasileira de Contabilidade (OBC), realizada em outubro de 2017 na UnB. Álvaro ficou em primeiro lugar, Ricardo em segundo e Marcus em terceiro. O trio de brasilienses disputou com estudantes de outras 11 universidades brasileiras.
A olimpíada é um projeto de extensão coordenado pelos professores Fátima Freire e Edmilson Soares Campos, do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) da UnB. “A OBC é uma competição estudantil com objetivo de fornecer a alunos e professores das instituições de ensino superior um novo mecanismo de avaliação durante a formação discente, contribuindo com elementos para reflexões sobre ensino e aprendizagem da contabilidade”, comenta Fátima Freire.
A competição é dividida em duas etapas. A primeira é interna a cada instituição de ensino; a segunda é nacional. O vice-campeão Ricardo Monteiro estreou nesta edição. Para o campeão e o terceiro colocado, esta foi a segunda experiência. Em 2016, Álvaro e Marcus tiveram bom desempenho na etapa interna. Sendo que o último se qualificou para a disputa nacional, encerrando a participação no sexto lugar geral.
“A experiência é significativa, pois nas provas são cobrados conteúdos de todo o curso”, avalia o vencedor em 2017. O campeonato cobra disciplinas de contabilidade básica, fiscal, pública, societária, teoria contábil, econômico-financeira, custos, perícia e análise.
Ficar à frente de universidades com tradição em contabilidade foi outro ponto positivo destacado pelos estudantes. “A Universidade Federal de Minas Gerais é bastante respeitada na área e conseguimos ficar em melhor colocação que os estudantes de lá. Enxergamos isso como um reconhecimento ao nosso trabalho e esforço”, destaca Álvaro.
“Dá orgulho pessoal”, completa Marcus, que ressaltou o estímulo ao aumento de intensidade nos estudos como importante legado deixado pela competição.
O vice-campeão Ricardo Monteiro já considera a perspectiva de futuros ganhos oriundos da OBC. “Penso que um bom resultado na prova agrega valor ao currículo acadêmico do aluno de Ciências Contábeis, principalmente daquele que visa dar continuidade aos estudos na pós-graduação."
HISTÓRICO– A primeira edição da OBC ocorreu em novembro de 2014, com as Olimpíadas Internas da UnB. “A partir daí, a competição teve sua efetivação como um exame aplicado aos alunos de Ciências Contábeis”, lembra Fátima Freire, coordenadora do projeto. No ano seguinte, depois de testados os mecanismos de avaliação na UnB, a metodologia foi replicada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), que cadastraram o projeto, em suas unidades, como atividade extraclasse, de modo a promover olimpíadas internas.
Desde 2015, as Olimpíadas Internas de Contabilidade (OIC) ocorrem nas instituições de ensino superior participantes, correspondendo à primeira fase da OBC. Dessas competições locais, são selecionados os cinco melhores estudantes de cada instituição para participar da etapa nacional. Em 2016, o projeto contou com a participação de 11 instituições. Já em 2017, foram 14 e mais de 500 estudantes de todo o país.
Campeão brasileiro de Contabilidade fala sobre seus estudos
POSTADO POR: JI News
O ex-aluno marista, Álvaro Bragança Marques, que cursa o terceiro ano de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UnB), venceu a Olimpíada Brasileira de Contabilidade (OBC), garantindo o primeiro lugar, dentre os 500 inscritos nessa competição estudantil para o ensino superior.
De acordo com Álvaro, a base educacional que recebeu desde o 3º ano do Ensino Fundamental, concluído na 3ª série do Ensino Médio, no Colégio Marista Brasília Asa Sul, foi importante para ajudá-lo na escolha do curso e no interesse por desafios de autoconhecimento.
“A matemática sempre foi minha disciplina preferida, graças ao professores que tive e que me ensinaram a usar o pensamento lógico e rápido nos cálculos, e esses ensinamentos até hoje influenciam no meu bom desempenho na faculdade e nas provas de conhecimento. Não tenho dúvidas de que os incentivos do Marista me ajudaram na escolha do curso, e na conquista da OBC”, afirma.
A OBC é um projeto departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB, que surgiu como recurso pedagógico para promover uma competição entre os estudantes de ensino superior, além de cativar o interesse dos jovens pela Ciência Contábil.
Álvaro, que participou este ano pela primeira vez na competição nacional, já realizou a prova duas vezes na Olimpíada Interna de Contabilidade (OIC), realizada na UnB. São as provas internas que classificam os estudantes para a segunda fase, na etapa final.
“Eu alcancei 82,75 pontos na prova da OBC. Ter disciplina e foco ao estudar é fundamental para que se transforme em um hábito. No Colégio Marista Brasília aprendi muito com simulados, provas específicas, olimpíadas do conhecimento e com um projeto chamado Estudos Cooperativos Solidários, que consistia em aprender enquanto ensinávamos outros colegas”, conta Álvaro.
De acordo com o campeão da OBC 2017, o projeto solidário foi uma oportunidade que o Colégio Marista Brasília Asa Sul proporcionou a ele, que mantém essa prática, ensinando enquanto continua aprendendo. Álvaro garante que ser solidário na educação é uma de suas metas de vida.
“Ouvi certa vez do meu professor de filosofia no Marista, que o saber não é estático e completo por si. Ele deve sempre estar em movimento e ser útil para todos. Até hoje ajudo colegas, e o espírito de solidariedade é muito gratificante. O conhecimento pode ser repassado de forma positiva, criando um ambiente solidário e coletivo. Desejo alcançar meus objetivos pessoais, mas, também, contribuir na sociedade com minha profissão e atuação”, concluiu.
Resultado da III Olimpíada Brasileira de Contabilidade, ano 2017
Os organizadores da III Olimpíada Brasileira de Contabilidade parabenizam os 500 alunos de 14 instituições de ensino superior que participaram da versão de 2017.Cinco alunos do curso de Ciências Contábeis de cada IES (UnB, UFPB, UFPA, IESP-PB, UFRN, UFMG, UFF, UFPE, UFES, Unipê, UFS, UNIRN, FGV-Nova Roma e FSF-RJ) foram selecionados para participarem da segunda fase da competição que ocorreu no mês de outubro de 2017. A prova contendo matéria e conteúdo de contabilidade, sendo as principais contabilidade geral, tributária, custos e gerencial, auditoria, perícia, análise das demonstrações contábeis, teoria contábil, foi elaborada, corrigida e analisada pelos professores das IES envolvidas na organização das olimpíadas internas de contabilidade e da Olimpíada Brasileira de Contabilidade.
Seguem os 5 melhores colocados da 3ª edição da OBC, ano 2017.
Alváro Bragança, Ricardo Monteiro e Marcus Guilherme na cerimônia de premiação da III OBC.
Resultado da II Olimpíada Brasileira de Contabilidade, ano 2016
No dia 22 de outubro, 39 alunos das IES - Maurício de Nassau, Nova Roma, UnB, UFPB, UFG, UFES, UFPE, IESP, UFCG, UFRN e UFBA - participaram da 2ª fase da OBC, 2016.
Uma prova elaborada em conjunto, contendo os principais temas e áreas da contabilidade, serviu de base para escolher os melhores do ano. A Coordenação Geral e os Coordenadores Internos das IES envolvidas parabenizam os seus alunos pela dedicação e resultado obtido.
Seguem os 15 melhores colocados da 2ª edição da OBC, ano 2016.
1º Renato da Rocha Feitoza, UnB
2º Thayanne Costa da Silva, UnB
3º Larissa Hage Firme, UFES
4º Murillo Alves Chagas Cipriano, UnB
5º Hugo Leonardo da Rocha Silva, UFPE
6º Marcus Guilherme Cruz Ventura, UnB
7º Fernando Souza Santos, UFBA
8º Walter luis Leite Carvalho de Miranda, UFRN
9º Alberto Leite Câmara, UnB
10º Horácio da Silva do Nascimento, UFPB
11º Larissa Maira Vieira dos Santos, UFBA
12º Joabe Demétrio Fernandes de Macedo, UFPB
13º NiltonTorres da Silva Junior, UFRN
14º Wagner José Lima Filho, UFG
15º Saul da Silva Oliveira, Faculdade Nova Roma
Coordenação Geral
Profa. Fátima de Souza Freire - UnB e Prof. Edmilson Soares Campos - UnB
Coordenadores Internos (Locais)
Profa. Carla Janaina Ferreira Nobre – IESP
Prof. Davi Jônatas Cunha Araújo – FMN
Prof. Edmilson Campos Soares - UnB
Prof. Ednei Morais Pereira – UFG
Prof. Joseilton Silveira da Rocha – UFBA
Prof. Luiz Felipe de A. Ponte Girão - UFPB
Profa. Márcia Ferreira Neves Tavares – UFPE
Profa. Márcia Maciel – UFES
Profa. Ivanielly Deyse de Paiva Moura – UFRN
Prof. Paulo César de Melo Mendes – UnB
Prof. Ronaldo José Rêgo de Araujo – UFRN
16 DE JULHO DE 2015
IES realizam a primeira edição das Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade
POSTADO POR: COMUNICAÇÃO CFC
Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Brasília estão entre os vencedores da 1ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade, que abordou os principais conteúdos das Ciências Contábeis: Teoria Contábil, Societária, Auditoria, Custos e Gerencial, Perícia, Tributária, Contabilidade Pública e Orçamentária, Análise das Demonstrações Financeiras.
A segunda etapa das Olimpíadas ocorreu no mês de julho, nas sedes das cinco Instituições de Ensino Superior: UnB, UDF-DF, UFPE, UFPB e UNIPÊ. Os candidatos enfrentaram uma maratona de quatro horas para realizar uma prova contendo 50 questões subjetivas e uma subjetiva.
Confira o nome dos três primeiros colocados:
1º LUGAR- Geisa Cassiana Paulino da Silva (74,50 pontos) Instituição: Universidade Federal da Paraíba
2º LUGAR – Mayke Douglas Xavier de Lima (72,34 pontos) Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
3º LUGAR – Camila Oliveira Santos (66,14 pontos) Instituição: Universidade de Brasília
As olimpíadas são constituídas por duas fases. Na primeira fase, cada IES deverá escolher os seus 5 melhores alunos, por meio de uma prova elaborada pelos professores de cada IES envolvida.
As IES deverão encaminhar a lista dos cinco melhores alunos selecionados na 1ª fase (seleção interna) para participarem da 2ª fase (nacional), do dia 04 de novembro até 07 de novembro de 2024,
Na segunda fase, os cinco melhores candidatos de cada IES farão uma segunda prova em data prefixada pela OBC.
Cabe aos Coordenadores de cada IES aplicar e corrigir as provas da primeira fase, de acordo com o calendário determinado pela OBC.
Para se inscrever na OIC, os alunos devem entrar em contato como com o professor coordenador da IES onde está regularmente matriculado.
Resultados Participantes UnB - OBC 2024
✅ O resultado da OBC 2024 ainda não está disponível.
Cada IES deverá elaborar o seu Edital da Olimpíada Interna de Contabilidade.
A inscrição na Olimpíada Interna e nacional deverá ser feita pelos alunos de Ciências Contábeis, regularmente matriculado no curso, na IES habilitada para a competição.
As inscrições são gratuitas
Só serão aceitas inscrições dentro da data-limite fixada no calendário oficial da Olimpíada. Não serão aceitas inscrições enviadas em mensagens eletrônicas, via fax ou por meio postal.
Cronograma da VIII Olimpíada Brasileira de Contabilidade, 2024:
a) Inscrições das Instituições de Ensino Superior: Até dia 14 de setembro de 2024;
b) 1ª Fase (Olimpíada Interna): Prova a ser realizada pelas IES (ver edital interno de cada IES);
c) 2ª Fase (Olimpíada Nacional): As IES deverão encaminhar a lista dos cinco melhores alunos selecionados na 1ª fase (seleção interna) para participarem da 2ª fase (nacional), até 07 de novembro de 2024;
A instituição de ensino superior (IES) deve fazer a solitação de participação da OIC encaminhando formulário específico da OIC.
O prazo para encaminhamento do formulário é até dia 07 de novembro de 2024.
Cada IES deverá auxiliar na elaboração das questões das provas, tanto da primeira (OIC) quanto da segunda fase (OBC).
Cada IES deverá elaborar um relatório, contendo estatística de acertos das questões para subidiar análise comparativa dos resultados e elaboração de relatório de extensão para emissão dos certificados pela UnB.
O estudante deve se inscrever na IES habilitada para participar da OIC.
Somente as IES que tenham curso de Ciências Contábeis e que estejam cadastradas na OIC poderão participar da OIC. Cada IES assegura sua participação nomeando um professor como coordenador.
Se você é um estudante que deseja participar da OIC, procure seu coordenador de curso para se increver na próxima OIC.
A estrutura organizacional tanto da OBC quanto da OIC está localizada na Universidade de Brasília e tem como atribuição orientar a atuação dos coordenadores regionais que, por sua vez, apoiarão as instituições de ensino de sua região nas diversas etapas das Olimpíadas.